Digital Self | MediaLab é um projeto-laboratório de investigação da presença em artes do corpo a partir do uso de recursos digitais audiovisuais na composição do espaço cênico e do movimento do performer.

Promove oficinas-laboratórios de realização de obras de performance digital (ou intermídia) para explorar novos modos de presença cênica em dança interativa, teatro multimídia, entre outras possibilidades de expansão da intermidialidade a partir da ação ao vivo.

A metodologia é aprimorada em pós-doutorado em artes da performance a partir de desenvolvimento de poéticas e tecnologias para obras de solo performance Aural Genesis Live Machina e Ethereum, em parceria @ateliedigitalanalogico e com o LabArteMídia (ECA/USP).

 

#Presença #PerformanceDigital #Performanceintermídia #DançaInterativa #Cinemacorporal #Videodança #Soloperformance

 

As oficinas de #DSML são aulas de “treinamento intermidiático” focadas na individuação como princípio com o qual os artistas apropriam-se das novas mídias para questionar seus usos.

Direcionado a artistas do corpo – performers, atores e atrizes, profissionais e estudantes de dança, e das mídias digitais – designers, VJs e artistas visuais. A metodologia interdisciplinar de #DSML identifica e potencializa a essência criativa a partir da assinatura pessoal de artistas interessados na relação entre corpo, audiovisual e programação computacional.

À medida que vão cursando os módulos do laboratório, os participantes afirmam suas poéticas e tem acesso a métodos e técnicas de programação computacional, cinema, vídeo e fotografia para conquistarem autonomia criativa e performativa. Os módulos e formatos de curso adaptam-se à cada público e espaço onde acontece, pois a metodologia parte de quem cria e da relação entre autoria e público.

Com base na experiência criativa e na formação de repertório corporal e audiovisual, a premissa de #DigitalSelfMediaLab é um antídoto concreto e urgente para o isolamento virtual e em consonância com amplificação do cenário de lugares de ação e alteridade.

Se você tem interesse em participar ou promover #DigitalSelfMediaLab em sua cidade, espaço cultural, instituição, ou para um grupo de artistas, envie uma mensagem clicando aqui.